quarta-feira, 28 de junho de 2017

Posições: 1° Volante e 2° Volante

Volante  ou trinco .
O termo tem sido usado também como uma generalização para as várias posições defensivas do meio-campo.
A posição é muitas vezes confundida com cabeça-de-área. Porém, volante é, em geral, uma posição mais central, enquanto o cabeça-de-área fica mais a frente da defesa.
No campo , o volante se posiciona na linha de centro, fazendo a saída de bola da defesa para o ataque. Além disso, também tem a função de recuperar a bola..
No Brasil, volantes são também conhecidos como centromédio, médio-volante, mediano, meio-armador  e dependendo da sua forma de atuação.


Primeiro-volante

O primeiro-volante, também conhecido por cabeça de área, é o volante que atua a frente do goleiro, mais recuado que os outros. Também são conhecidos como volantes de contenção.Contudo, é muito comum também a utilização de volantes habilidosos, facilitando a rotatividade dentro de campo.
O primeiro-volante, além de marcar, pode ter como função desempenhar o papel do falso  líbero. Isto é, em um esquema com quatro defensores, como o  4-4-2, um dos dois, forma com os outros dois zagueiros  um trio defensivo, dando aos laterais  maiores possibilidades de ataque. O volante que marca bem diminui a pressão sobre a defesa, porém o futebol moderno exige do volante um bom passe, porque a bola precisa chegar ao meias em boas condições para construir as jogadas de ataque. No novo futebol o volante esta se tornando o chamado homem do primeiro passe.


Segundo-volante

O segundo-volante é o meio-campista que atua cumprindo as funções de auxiliar o primeiro-volante na marcação dos meias adversários e amparar os meias de sua equipe a criar as jogadas de ataque, organizar o meio-de-campo e distribuir os passes. Ele faz a ligação entre a parte defensiva e a ofensiva do meio-de-campo recebendo a bola de um jogador de defesa (geralmente o primeiro-volante) e repassando-a a algum meia do time. Quando o lateral sair pro jogo o volante tem que ficar na posição do mesmo.


Características dos  volantes


Físicos: 1) estatura média; 2) resistência; 3) coordenação; 4) recuperação; 5) força nas pernas. Técnicas: 1) desarme; 2) manejo de bola; 3) chute potente e preciso; 4) toque firme; 5) drible para frente; 6) lançamentos; 7) visão panorâmica.


Tática: 1) conhecimento tático; 2) consciência de atacar e defender; 3) entrosamento com zagueiros para cobertura; 4) visão de jogo; 5) entrosamento com atacantes.



Psicológico: sociabilidade; 2) liderança; 3) combatividade; 4) firmeza; 5) agressividade; 6) persistência; 7) maturidade.


Assessoria Lidiane Soares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ABF tem rodada Acef neste final de semana no sub 13

Neste final de semana o sub 13 da ABF  entra em campo pelo campeonato estadual Acef,o rubro negro praiano vai a Tijucas enfrentar o Labora...