Outra característica é a forte marcação, necessária para bloquear os adversários. Atuando a pares, normalmente os treinadores escolhem um central para atacar a bola e outro para o ressalto. O primeiro deve encarregar-se de dar o início à tentativa de marcação, indo ao encontro do adversário, enquanto o outro espera para recuperar ressalto. É comum que exista um central mais forte e outro com mais velocidade nas equipas, porém, exceções são comuns.
Quando uma equipe utiliza três zagueiros, tem-se o zagueiro pelo centro como líbero e libera-se os laterais mais para frente, tornando-os alas. A função de um líbero é atuar a frente dos outros dois zagueiros - podendo participar de jogadas ofensivas, volantes - ou então ficar mais atrás, na sobra das divididas entre os seus companheiros e os atacantes, com a função de recuperar a bola e ser o último defensor antes do goleiro.
Os zagueiros laterais
Esta posição foi a que mais evoluiu em seu processo tático: o zagueiro lateral deixou de ser um marcado fixo, para se transformar num condutor da bola pelas laterais, penetrando com ela na defesa adversária.
Físicos: 1) estatura média; 2) velocidade de explosão (pique); 3) recuperação; 4) bom porte físico.
Técnica: 1) bom manejo de bola; 2) desarmador; 3) bom marcador; 4) precisão nos passes; 5) visão de profundidade; 6) penetração; 7) cabeceio direcional.
Tática: 1) cobertura; 2) saber guardar a posição; 3) entrosamento com pontas e zagueiros centrais; 4) capacidade defensiva e ofensiva; 5) saber colocar o lateral; 6) ajustar-se ao adversário.
Psicológicos: 1) persistência; 2) garra; 3) coragem; 4) controle emocional; 5) agressividade.
Os zagueiros centrais (zagueiros de área)
Físico: 1) estatura elevada; 2) agilidade; 3) força; 4) impulsão; 5) bom porte físico; 6) equilíbrio; 7) reação rápida.
Técnica: 1) cabeceador; 2) manejo de bola; 3) desarmador; 4) boa antecipação; 5) tempo de bola no ar; 6) drible curto; 7) visão periférica.
Tática: 1) cobertura; 2) entrosamento com o goleiro e os médios; 3) colocação; 4) saber guardar posição; 5) saber colocar o adversário em impedimento.
Psicológicos: 1) capacidade de liderança; 2) coragem; 3) calma; 4) muita decisão; 5) combatividade; 6) maturidade.
Assessoria Lidiane Soares

Nenhum comentário:
Postar um comentário